top of page

Artes
Eventos

Dicas para contratar um DJ para casamento
A Festa de Casamento é a parte "relax" de todo o processo que às vezes envolve até dois anos entre a preparação, escolha dos locais, roupas, etc.
Este momento merece uma atenção igual ou até maior que a escolha de itens tão importantes como buffet, roupas, decoração, entre outros, pois, se não houver animação na festa (que é a parte do processo onde os noivos poderão extravasar toda a energia e emoção acumuladas durante a cerimônia e todo o período antecedente), ficará aquela sensação de que nada valeu à pena!
Há casais que optam por bandas, por uma simples questão de gosto pessoal; outros dão preferência ao que chamamos de música mecânica ou som mecânico, executado via de regra em suas versões originais ou 'remixadas' (mais dançantes), através de CDs, discos de vinil e MP3. É aí que entra o Disk Jockey, ou Deejay, que é a pessoa responsável por colocar a música certa no momento certo, fazer a animação da pista com brincadeiras, passar recados para os noivos, etc.
Atualmente, face a grande exposição da figura do DJ na mídia, muita gente se auto-denomina DJ, porém, nem todos têm noção do que é necessário para prestar um serviço dentro do padrão que se espera deste profissional. Um bom DJ para casamento possui um vasto conhecimento em diversos estilos musicais (ex.: anos 60,70, forró, axé, sertanejo, eletrônico), além de uma percepção ímpar, para tocar a música certa no momento certo, não deixando a animação da pista cair em momento algum!
Assim, aqui vão algumas dicas que podem lhe auxiliar na escolha do DJ que vai fazer de sua festa um verdadeiro sucesso!
Num primeiro contato, verifique se o DJ:
- possui a data disponível;
- dispõe de repertório musical que agrada a você e aos seus convidados (há casos de DJs que só tocam um estilo musical - exemplo: eletrônico - e, numa festa de casamento, espera-se que o profissional execute um grande número de estilos).
- oferece contrato de prestação de serviços;
- se apresenta dentro de um padrão aceitável (vestimentas, asseio) e tem uma boa comunicação;
Procure informar, se possível, o número de convidados estimado para seu evento, bem como o espaço disponível no espaço locado para o evento, no intuito de auxiliar o profissional a cotar o conjunto de equipamentos mais adequado à sua necessidade.
O próximo passo, estando de acordo com as condições e valor passado pelo profissional é agendar uma reunião, que pode ser no próprio escritório do profissional, ou até mesmo no local onde será realizada a festa. Face ao tamanho dos equipamentos, a segurança, e também a uma questão de logística, nem sempre o DJ terá condições de oferecer um showroom montado apenas para essa finalidade. Neste caso, ele pode lhe mostrar fotos e vídeos dos equipamentos, além de lhe fornecer cópia deste material para consultas futuras.
Caso a reunião não seja realizada no local da festa, verifique se existe a possibilidade do profissional realizar visita técnica, posteriormente, para conhecer o espaço, as regras de acesso, entre outros detalhes que podem fazer a diferença no dia.
Procure se informar sobre a forma como o profissional costuma se vestir no dia do evento (casamento inspira, no mínimo, uma camisa, sapatos... já ouvi relatos onde o DJ se apresentou, num casamento, com chinelos "havaianas", calça de moletom e camisa de time de basquete), quantos ajudantes ele leva, de acordo com o conjunto de equipamentos locados, entre outras informações que julgar úteis. Nunca contrate um profissional se tiver dúvidas quanto ao trabalho apresentado!
E quanto ao repertório?
Um DJ normalmente tem um repertório bem vasto, girando em torno de 5 a 20 mil títulos, nos mais variados estilos. Alguns usam CDs e discos de vinil; outros já possuem equipamentos mais modernos, utilizando computadores com programas avançadíssimos, que simulam as famosas pick-ups (toca-discos) e conseguem armazenar algo em torno de mais de 100.000 títulos.
Mas, não adianta ter música, se não souber quando executar. E é aí onde entram dois pontos cruciais:
- a experiência do profissional, que abrange o 'feeling' necessário para não deixar a animação da pista cair em nenhum momento, alternando entre os estilos musicais quando necessário; e...
- a reunião dos noivos com o DJ, para tratar de repertório, onde os noivos podem apresentar ao profissional uma lista de músicas e estilos que não podem faltar, permitindo ao DJ traçar um perfil musical e agradar ao maior número de convidados possível.
Valores e forma de pagamento. Discutir valores é sempre um ponto delicado em qualquer negociação. Mas, sempre há uma forma de se chegar a um denominador comum para ambas as partes. Se o conjunto DJ + equipamentos pelo qual você se interessou está fora de seu orçamento, procure analisar com o profissional se há algum equipamento que, se descartado, não fará tanta diferença no efeito da pista. Consulte, também, sobre uma maior flexibilidade na forma de pagamento, pois, às vezes, aumentando o número de parcelas, o valor acaba se encaixando em seu orçamento.
Outro ponto a levar em consideração é, no caso de realizar cotação com diversos profissionais, procurar compreender o que faz cada equipamento, bem como se todos os orçamentos têm perfis técnicos semelhantes. Já vi orçamentos onde, para "fazer volume", o famoso "encher linguiça", foi listado até extensão elétrica, régua de tomadas, itens que são imprescindíveis, mas, que, segundo a interpretação da pessoa que formulou o orçamento, pode fazer com que o cliente entenda que está contratando "mais itens" pelo mesmo preço.
No que tange a forma de pagamento, verifique as condições que o profissional oferece. A maioria dos prestadores de serviços para casamentos determina que tudo deve ser pago até a data do evento, o que não costuma ser diferente com o DJ: mais um motivo para iniciar a busca cedo! Se o casamento será daqui a um ano, comece já a fazer as cotações, pois isso facilita a negociação. Atualmente, é fácil parcelar o valor no cartão de crédito, através de ferramentas online, como o PagSeguro, com toda a segurança e tranquilidade. Consulte o profissional sobre a melhor alternativa para seu orçamento, afinal, em matéria de casamento, são diversos itens a se contratar!
Vale ressaltar que muitos profissionais oferecem também serviços de telão, foto e filmagem. Faça cotações dos serviços separadamente e veja se o DJ oferece um valor menor no "pacote".
Espero ter auxiliado. No mais, desejo boa sorte e uma excelente festa! Seja feliz!
bottom of page